Curso de Vigilância 120 horas da Faculdade FaSouza, nesse curso você aprenderá: Conceito de vigilância; Evolução histórica da vigilância: Idade média. Industrialização. Modernidade; Legislação referente à atividade de vigilância no Brasil: CF/88. Lei 7.102/83; Relações Humanas, Direitos humanos e introdução à ética geral e profissional; Fundamentos da vigilância; Conceitos básicos: Vigilante; inteligência e contrainteligência; vigilância em bancos; escolas, hospitais. Código de ética.
Apresentar as bases teóricas dos Direitos Humanos, dando ênfase às repercussões teóricas sobre o constitucionalismo brasileiro e a ordem constitucional vigente;
Entender a visão sociológica em relação a ação criminosa e violenta, que a sociedade imprimi, bem como a relação com a formação social, respeitando os fatores internos e externos.
Teoria do Estado e direito constitucional. Poder político e liberdade. Institucionalização do poder político: dicotomia Sociedade/Estado. O Estado e seus elementos constitutivos: soberania, território, povo, finalidade. O processo de globalização e a crise da soberania. Estado e direito: legitimidade e legalidade. O exercício do poder político. Representação política: modelos e institutos. Formas clássicas de Estado: centralização e descentralização política. Formas e sistemas de governo.
O objetivo geral:
formar profissionais cidadãos, não apenas técnicos, e de captar no mercado de trabalho pessoas mais qualificadas para que o segmento da segurança privada possa crescer com essas medidas e prover uma melhor segurança à sociedade.
- Desenvolver um olhar analítico acerca do pensamento criminoso;
- Entender a sociologia atrelada ao crime e violência
- Conhecer os fatores influenciadores da ação criminosa e violenta.
Estudar a formação da sociedade, do Estado, ideologias políticas, formas de Estado, legitimação do Poder entre outros.
Objetivos específicos:
Que o aluno seja capaz de localizar a atividade de vigilância no mundo do trabalho; Que o aluno conheça a legislação pertinente à vigilância, bem como as habilidades éticas e atitudinais da atividade; Que o aluno seja capaz de relacionar os fundamentos da vigilância com as questões impostas pela sociedade moderna e tecnológica.
- Que o aluno seja capaz de conceituar o que é Estado e compreender sua formação;
- Que o aluno seja capaz de aplicar os conceitos estudados em sua prática profissional.