Licenciatura em Pedagogia EAD Faculdade Souza

Licenciatura em Pedagogia EAD

Licenciatura em Pedagogia EAD

O profissional egresso do curso de Licenciatura em Pedagogia com formação técnica e científica atuará nas séries iniciais da Educação Básica, Educação Infantil e Educação Especial em instituições escolares públicas e privadas. Este profissional possui ainda a possibilidade de desempenhar atividades de coordenação pedagógica, supervisão e administração escolar. 

Fora do âmbito escolar, o profissional será preparado para atuar em projetos e instituições educativas, como ONGs, Conselhos Tutelares, hospitais, penitenciárias, entre outros, ou mesmo por meio de ações coletivo-culturais com segmentos como jovens, adultos, idosos, etc. Além destes campos mais tradicionais de atuação, o Pedagogo poderá participar da avaliação de sistemas, projetos educacionais, meios de comunicação, entre outros.

Dados Importantes

Duração do curso: 8 semestres.

Grau acadêmico: Licenciatura.

Coordenação: Profa. Pós-doutorado Gisele Bischoff Gellacic.

Modalidade: EAD, este curso é oferecido na modalidade a distância, com provas presenciais uma vez por semestre.

Habilitação: Licenciado em Pedagogia

Formas de Ingresso: O candidato, com Ensino Médio Completo, será admitido mediante a aprovação em Vestibular que obedecerá edital específico. As pessoas surdas terão prioridade nos cursos de formação conforme previsto no Decreto nº 5626/05. 

Dados Gerais do Curso

Requisitos: Nos quatro primeiros módulos do curso, não há pré-requisitos, o que possibilita que o aluno, no primeiro ano do curso, entre em qualquer módulo. A conclusão do curso dá-se quando o acadêmico completa o conjunto das disciplinas e atividades constantes no Projeto Pedagógico do curso. 

Garanta sua Pós-Graduação Grátis ao Concluir a Licenciatura em Pedagogia

Objetivo do Curso

O presente projeto, proposto tem por objetivo delinear os aspectos pedagógicos que norteiam a estruturação do Curso de Pedagogia, a fim de atender educandos que queiram habilitar-se nesse campo do saber.

O elemento preponderante do projeto é o conjunto de competências que caracterizam o perfil profissional do educador que se pretende formar, englobando dimensões de conhecimento, habilidades e atitudes a serem apreendidas, que correspondam aos novos Parâmetros Curriculares Nacionais e que respondam aos anseios da sociedade. 

Para tanto, o projeto foi fundamentado em estratégias metodológicas que enfatizam a construção/produção do conhecimento ao invés da transmissão e da aquisição das informações. Abrindo espaço para diversificações didáticas e pedagógicas que privilegiam a interdisciplinaridade, a pesquisa e a extensão enquanto instrumento de aprendizagem, estimulando a atitude científica e a construção crítica do conhecimento. O processo de ensino-aprendizagem é centrado no estudante, instigando sua autonomia e responsabilidade diante do seu próprio processo de aquisição do saber.

Objetivo Geral

Entende-se como competência à capacidade do profissional em integrar a complexidade dos atributos de conhecimento, habilidades e atitudes a serem aplicadas na sua vida profissional. Nesse sentido, o pedagogo deverá ter como atributos profissionais as seguintes competências e habilidades:

  • Aplicar técnicas de comunicação e de relações humanas que permitam adequada relação com os educandos, comunidade e equipe multiprofissional;
  • Assumir posições de liderança e tomar decisões;
  • Realizar o trabalho dentro do mais alto padrão de qualidade e princípios da ética;
  • Ter capacidade crítica, analítica e reflexiva;
  • Ter responsabilidade social e compromisso com a construção da cidadania;
  • Ultrapassar as barreiras culturais, sociais e pessoais na interação com os educandos, comunidade e equipe multiprofissional;
  • Incorporar a educação contínua como princípio de qualificação profissional;
  • Capacidade de articulação educacional entre as diferentes áreas do conhecimento;
  • Capacidade de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos que utilizem as tecnologias disponíveis;
  • Atuação em ambientes e espaços educativos, formais e não-formais;
  • Capacidade de criar um clima de intercâmbio e socialização do conhecimento entre os alunos;
  • Compreensão ampla e consistente do fenômeno e da prática educativos que se dão em diferentes âmbitos e especialidades;
  • Compreensão do processo de construção do conhecimento no indivíduo inserido em seu contexto social e cultural;
  • Capacidade de identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social.
  • Compreensão e valorização das diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas e de sua função na produção do conhecimento;
  • Compreensão e valorização dos diferentes padrões e produções culturais existentes na sociedade contemporânea.

Objetivo Específicos

  • O pedagogo deverá ter como atributos profissionais as seguintes competências e habilidades específicas:
  • Capacidade de apreender a dinâmica cultural e de atuar adequadamente em relação ao conjunto de significados que a constituem;
  • Capacidade para atuar com portadores de necessidades especiais, em diferentes níveis da organização escolar, de modo a assegurar seus direitos de cidadania;
  • Capacidade para atuar com jovens e adultos defasados em seu processo de escolarização;
  • Capacidade de estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • Capacidade de articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
  • Capacidade para dominar processos e meios de comunicação em suas relações com os problemas educacionais;
  • Capacidade de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;
  • Compromisso com uma ética de atuação profissional e com a organização democrática da vida em sociedade; 
  • Articulação da atividade educacional nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico escolar, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola;
  • Elaboração do projeto pedagógico, sintetizando as atividades de ensino e administração, caracterizadas por categorias comuns como: planejamento, organização, coordenação e avaliação e por valores comuns como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso.

Organização Curricular e a Legislação

O projeto Pedagógico proposto está em plena consonância com a Legislação vigente, atendendo plenamente as Diretrizes Curriculares do Curso de Licenciatura em Pedagogia conforme RESOLUÇÃO CNE/CP Nº1, DE 15 DE MAIO DE 2006. Do mesmo modo, o respectivo projeto possui carga horária total de 3.488 horas, integralizados em no mínimo 4 anos e no máximo 6 anos, sendo que o estágio e as atividades teórico-práticas somam 11,47%, atendendo a RESOLUÇÃO CES/CNE Nº 4, DE 18 DE JUNHO DE 2007.

Matriz Curricular

MÓDULOS DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Núcleo Videoaula
Mód. 01

GRAMÁTICA, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I

72 1º SEMESTRE S
Mód. 02

METODOLOGIA CIENTÍFICA

72 1º SEMESTRE S
Mód. 03

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

72 1º SEMESTRE S
Mód. 04

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

72 1º SEMESTRE S
Mód. 05

IDENTIDADE DOCENTE: MEMÓRIA E PROJETO

72 1º SEMESTRE S
Mód. 06

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

40 1º SEMESTRE S
Mód. 07

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

72 2º SEMESTRE S
Mód. 08

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

72 2º SEMESTRE S
Mód. 09

DIDÁTICA E CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

72 2º SEMESTRE S
Mód. 10

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

72 2º SEMESTRE S
Mód. 11

GRAMÁTICA, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II

72 2º SEMESTRE S
Mód. 12

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

40 2º SEMESTRE S
Mód. 13

ORGANIZAÇÃO, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

72 3º SEMESTRE S
Mód. 14

LITERATURA INFANTIL E JUVENIL

72 3º SEMESTRE S
Mód. 15

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO, DOS ESPAÇOS E DOS FAZERES DA EDUCAÇÃO I

72 3º SEMESTRE S
Mód. 16

DIDÁTICA DO CURRÍCULO DOS ANOS INICIAIS

72 3º SEMESTRE S
Mód. 17

BRINQUEDOTECA E LUDICIDADE

72 3º SEMESTRE S
Mód. 18

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

40 3º SEMESTRE S
Mód. 19

ALFABETIZAÇÃO E MULTILETRAMENTO

72 4º SEMESTRE S
Mód. 20

CONTEÚDO E METODOLOGIA DE MATEMÁTICA I

72 4º SEMESTRE S
Mód. 21

CORPO E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

72 4º SEMESTRE S
Mód. 22

CONTEÚDO E METODOLOGIA DE CIÊNCIAS, NATUREZA E SOCIEDADE

72 4º SEMESTRE S
Mód. 23

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

72 4º SEMESTRE S
Mód. 24

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

40 4º SEMESTRE S
Mód. 25

CONTEÚDO E METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA I

72 5º SEMESTRE S
Mód. 26

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO, DOS ESPAÇOS E DOS FAZERES DA EDUCAÇÃO II

72 5º SEMESTRE S
Mód. 27

CONTEÚDO E METODOLOGIA DE GEOGRAFIA

72 5º SEMESTRE S
Mód. 28

CONTEÚDO E METODOLOGIA DE MATEMÁTICA II

72 5º SEMESTRE S
Mód. 29

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS

72 5º SEMESTRE S
Mód. 30

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

40 5º SEMESTRE S
Mód. 31

ESTATÍSTICA APLICADA A EDUCAÇÃO

72 6º SEMESTRE S
Mód. 32

GESTÃO ESCOLAR: COORDENAÇÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

72 6º SEMESTRE S
Mód. 33

CONTEÚDO E METODOLOGIA DE HISTÓRIA

72 6º SEMESTRE S
Mód. 34

CONTEÚDO E METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA II

72 6º SEMESTRE S
Mód. 35

METODOLOGIA DA PESQUISA

72 6º SEMESTRE S
Mód. 36

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

40 6º SEMESTRE S
Mód. 37

CONTEÚDO E METODOLOGIA DE ARTES

72 7º SEMESTRE S
Mód. 38

DIDÁTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS

72 7º SEMESTRE S
Mód. 39

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS- LIBRAS

72 7º SEMESTRE S
Mód. 40

GESTÃO ESCOLAR: DIREÇÃO E SUPERVISÃO

72 7º SEMESTRE S
Mód. 41

DIVERSIDADE ÉTINICO- RACIAL CULTURAL E DE GÊNERO

72 7º SEMESTRE S
Mód. 42

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO

200 7º SEMESTRE S
Mód. 43

TCC I

36 7º SEMESTRE S
Mód. 44

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

36 8º SEMESTRE S
Mód. 45

TECNOLOGIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO

36 8º SEMESTRE S
Mód. 46

EDUCAÇÃO DO CAMPO, INDÍGENA E QUILOMBOLA

36 8º SEMESTRE S
Mód. 47

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS

36 8º SEMESTRE S
Mód. 48

ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS E SOCIAIS

36 8º SEMESTRE S
Mód. 49

EDUCAÇÃO E PSICOMOTRICIDADE

36 8º SEMESTRE S
Mód. 50

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS

200 8º SEMESTRE S
Mód. 51

TCCII

36 8º SEMESTRE S
  Carga Horária Total: 3448 horas
PÓS-GRADUAÇÃO GRATUITA
graduação ead faculdade souza licenciatura em pedagogia ead faculdade souzapedagogia ead, o profissional egresso do curso de pedagogia com formação técnica e científica atuará nas séries iniciais da educação básica, educação infantgramática, leitura e produção de texto imetodologia científicafundamentos sociológicos da educaçãopsicologia da educaçãoidentidade docente: memória e projetoatividades complementareshistória da educaçãofundamentos filosóficos da educaçãodidática e currículo da educação infantileducação inclusivagramática, leitura e produção de texto iiatividades complementaresorganização, estrutura e funcionamento da educação básicaliteratura infantil e juvenilorganização do tempo, dos espaços e dos fazeres da educação ididática do currículo dos anos iniciaisbrinquedoteca e ludicidade atividades complementaresalfabetização e multiletramentoconteúdo e metodologia de matemática icorpo e movimento na educação infantilconteúdo e metodologia de ciências, natureza e sociedadedificuldades de aprendizagematividades complementaresconteúdo e metodologia de língua portuguesa iorganização do tempo, dos espaços e dos fazeres da educação iiconteúdo e metodologia de geografiaconteúdo e metodologia de matemática iieducação e direitos humanosatividades complementaresestatística aplicada a educaçãogestão escolar: coordenação e orientação educacionalconteúdo e metodologia de históriaconteúdo e metodologia da língua portuguesa iimetodologia da pesquisaatividades complementaresconteúdo e metodologia de artesdidática de educação física nos anos iniciaislíngua brasileira de sinais- librasgestão escolar: direção e supervisãodiversidade étinico- racial cultural e de gêneroestágio supervisionado em gestãotcc ieducação de jovens e adultostecnologia e gestão da informaçãoeducação do campo, indígena e quilombolaavaliação na educação infantil e nos anos iniciaiselaboração e avaliação de programas educacionais e sociaiseducação e psicomotricidadeestágio supervisionado em educação infantil e nos anos iniciaistccii

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias diretamente em seu e-mail

Contatos

FALE CONOSCO
(31) 3822-2194
FALE CONOSCO
(31) 3617-8101