A Faculdade Souza - FaSouza está preparada para atender os alunos com necessidades especiais

A Faculdade Souza - FaSouza está preparada para atender os alunos com necessidades especiais

Muitos ouvem a palavra “acessibilidade”, “inclusão”, mas na verdade não sabem muito bem qual o papel dela na sociedade.  Essa palavra vem do latim accessibilitas, -atis e quer dizer, segundo o dicionário: Qualidade do que é acessível.

A Faculdade Souza - FaSouza está preparada para atender os alunos com necessidades especiais

Acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.

O direito à acessibilidade vem promovendo através de órgãos públicos ou privados, diversas mudanças nas condições de acesso a esses espaços, com a construção de rampas, com a adaptação dos equipamentos, do mobiliário, do transporte coletivo e dos sistemas e meios de comunicação e informação, permitindo aos portadores de deficiência uma maior aproximação aos serviços prestados à coletividade.

 

Banheiros Adaptados

Destacamos a importância dos banheiros adaptados, e com sinalização de emergência.

A Faculdade Souza - FaSouza tem a preocupação e o dever de proporcionar acessibilidade e infraestrutura adequada para todos os alunos com deficiência, isso é fundamental para garantir qualidade de vida e autonomia a eles. Toda a estrutura da Fasouza foi projetada seguido as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com o intuito de padronizar a estrutura e assegurar a qualidade. Cada vez mais, procuramos soluções que facilitam a usabilidade em todos os ambientes da nossa estrutura física. 

Identificação em Braile nas Escadas

A placa braile para corrimão indica e orienta os usuários sobre o início, término e localização exata do andar em trajetos de rampas e escadas, oferecendo autonomia, conforto e segurança ao ambiente. Produto indispensável na estrutura de escadas acessíveis.

Mesa para Cadeirantes

A mesa escolar adaptada para cadeirante tem como principal atributo facilitar o acesso pleno à área de uso, sem qualquer tipo de restrição que, muitas vezes, são impostas por mobiliários comuns não adaptados. Em todas as salas a mesa para cadeirante está localizada próxima a porta de entrada e com acesso a tomadas elétricas nas paredes próximas a base das mesas adaptadas, possibilitam a recarga de cadeiras que possuem baterias.

Piso Tátil

Piso tátil, superfície tátil, pavimento tátil ou podotáteis são faixas em alto-relevo fixadas no chão para fornecer auxílio na locomoção pessoal de deficientes visuais. Esses pisos têm, como serventia, auxiliar a caminhada das pessoas, sejam elas deficientes visuais, crianças, idosos e até mesmo turistas. Como revestimento de chão, os pisos táteis não funcionam sozinhos e sim com uma composição de peças que caracterizam uma caminhada segura e com autonomia.

Portanto, deve ser levado em consideração o desenho universal deste produto, lembrando que o seu significado deve ser evidente e de fácil reconhecimento, expressando uma linguagem simbólica onde quer que se encontrem. É fundamental que a implementação do piso tátil seja realizada levando em conta a usabilidade de seu usuário. Deve-se evitar de todas as maneiras guiar o deficiente visual a áreas sem saída ou que possam oferecer perigo. Todo obstáculo deve estar devidamente sinalizado com o piso tátil de alerta. São áreas como portas de elevadores, escritórios e banheiros, escadas, catracas, entre outros.

Placa Braile

As placas de sinalização braile informam e possibilitam a locomoção das pessoas cegas ou com baixa visão em edificações e espaços urbanos. Segundo a norma NBR 9050 além da escrita em braile é necessário que os textos e pictogramas tenham relevo.

É fundamental que toda sinalização seja autoexplicativa, perceptível e legível para todos, inclusive às pessoas com deficiência.

Plataforma Elevatória

A plataforma elevatória para cadeirante da Faculdade Souza – FaSouza, tem o objetivo de possibilitar que todo cadeirante tenha acesso as dependências da Faculdade que se encontram no segundo pavimento, a plataforma possui porta de segurança para maior conforto e bem estar dos usuários. A plataforma é mais uma forma de garantir a liberdade e a independência dos alunos cadeirantes.

Sala de Informática Adaptada

Nosso laboratório de Informática conta com espaço adaptado para cadeirante e deficientes visuais ou com baixa visão. Todos os computadores estão equipados com os softwares de acessibilidade como: DOSVOX e VLIBRAS.

DOSVOX: O DOSVOX é um sistema destinado a auxiliar o deficiente visual a fazer uso de microcomputadores da linha PC, através do uso de sintetizador de voz. Este sistema foi desenvolvido no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a supervisão do analista José Antônio dos Santos Borges, da Divisão de Assistência ao Usuário, para atender às necessidades dos deficientes visuais desta Universidade. 

O sistema vem sendo aperfeiçoado a cada nova versão, sendo este implementado por programadores deficientes visuais, que fazem uso do próprio sistema DOSVOX, sem necessitar de ajuda de pessoas videntes. O sistema conversa com o deficiente visual em Português, sem sotaque, e dá a ele muitas facilidades que um usuário vidente tem. Fonte: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/oqedvox.html

VLIBRAS: O VLibras é uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais. É possível utilizar essas ferramentas tanto no computador Desktop quanto em smartphones e tablets. Fonte: https://vlibras.gov.br/

Teclado Adaptado

Este teclado exclusivo, recebe a adaptação de adesivo na cor amarela, super resistente, com os caracteres ampliados em negrito na cor preta e mais o sistema braile em cada tecla. O adesivo é opaco, sem brilho, garantindo assim que a pessoa com baixa visão também possa utilizá-lo.

Rampa para Cadeirantes

O acesso a Faculdade Souza – FaSouza foi projetado dentro das norma NBR 9050 que rege as condições de acessibilidade orientado a forma correta do posicionamento de rampas, corrimãos e espaços. Estamos localizados em uma área privilegiada no bairro Novo Cruzeiro na cidade de Ipatinga – MG, local de fácil acesso, e contamos com vagas para deficientes físicos sinalizadas e posicionadas próximas as rampas de acesso ao interior da Faculdade. 

A Fasouza está em constante busca para atender a seus alunos, colaboradores, parceiros e comunidade da melhor forma possível, visando o bem estar comum de seus usuários. 

 

Alessandra Mendes Alencar de Souza
Vice-Diretora da Faculdade Souza - Fasouza

13/08/2019 - 20:09:23
Lida 534 vez(es).

Outras Notícias

Educação Especial e Inclusiva

Educação Especial e Inclusiva, cada aluno deve ser atendido de acordo com a sua necessidade, só assim será possível alcançar a verdadeira inclusão, aquela que estimula o a aluno a participar dos momentos de interação, pois perceberá que mesmo possuindo di...

Pós Graduação a Distância em 6 meses

Pós Graduação a Distância em 6 meses. A Pós Graduação a Distância em 6 meses leva o aluno a conquistar uma promoção no trabalho ou ainda ganhar aumento salarial. Segundo pesquisas, quem têm Pós Graduação em sua área receberam aumento salarial depois do cu...

Pós-Graduação a Distância Belo Horizonte MG

Pós-Graduação a Distância Belo Horizonte MG. Belo Horizonte (pron. [b?lo?i'zõnt?i]) é um município brasileiro e a capital do estado de Minas Gerais. Sua população estimada é de 2 501 576 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografi...

A Importância da Pesquisa e Produção Acadêmica para Docentes do Ensino Superior.

A Importância da Pesquisa e Produção Acadêmica para Docentes do Ensino Superior. A FaSouza se orgulha de contar com um corpo docente cada vez mais especializado para melhor atender seus alunos. Assim, nossa equipe conta com profissionais pesquisadores que...

Os Desafios dos Institutos de Ensino Superior Frente à Impo...

Os Desafios dos Institutos de Ensino Superior Frente à Importância da Autonomia na Construção do Conhecimento, Diante da democratização do acesso ao ensino superior no país consequência do aumento dos Institutos de Ensino Superior, IES e também do ensin...

A Importância do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso na Formação Acadêmica

A Importância do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso na Formação Acadêmica, A FaSouza como instituição autônoma e que prima pela qualidade dos cursos oferecidos aos seus alunos, vê na opção pela continuidade da cobrança do trabalho de conclusão de curso...

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias diretamente em seu e-mail

Contatos

FALE CONOSCO
(31) 3822-2194
FALE CONOSCO
(31) 3617-8101