Atividades complementares: o que são e como cumprir na Faculdade FaSouza

As AC mostram um pouco de como é o dia a dia da profissão, ou possibilitam entrar em contato com profissionais da área, e até mesmo enriquecer a bagagem cultural. Isso é muito importante para a formação do graduando, que está em uma fase de aprendizado intenso.

Atividades complementares: o que são e como cumprir na Faculdade FaSouza

O que são as Atividades Complementares (AC) obrigatórias?

As Atividades Complementares (AC) correspondem a um componente curricular que o aluno deve desenvolver ao longo da sua graduação. Podemos considerar que elas são todas as atividades relacionadas com o curso e que são feitas fora da sala de aula. 

As AC encontram-se regulamentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e foram incorporadas aos Projetos Pedagógicos dos cursos de Graduação da Faculdade FaSouza, através de Diretrizes Institucionais.

  • O aluno só poderá concluir o curso após as Atividades Complementares concluídas.

Para que servem as Atividades Complementares?

As AC mostram um pouco de como é o dia a dia da profissão, ou possibilitam entrar em contato com profissionais da área, e até mesmo enriquecer a bagagem cultural. Isso é muito importante para a formação do graduando, que está em uma fase de aprendizado intenso. 

Qual a carga horária eu devo complementar?

A carga horária total determinada para as Atividades Complementares está definida no Projeto Pedagógico do curso (PPC) da Faculdade FaSouza. Portanto, para cada graduação há a indicação de um total de horas a complementar.

  • Pedagogia/Licenciatura - 240h 
  • Gestão de RH/Tecnólogo - 222h

Como realizar as Atividades Complementares?

As AC são compostas por experiências em: participação em seminários, congressos e encontros culturais; colaboração na organização de eventos; participação em pesquisas, com ou sem bolsa de iniciação científica; atuação em projetos de ação comunitária ou em atividades artísticas; estágios e diversas outras atividades. 

As atividades complementares podem ser realizadas na FaSouza e mesmo fora da faculdade, desde que atendam aos quesitos indicados no Regulamento das Atividades Complementares e emitam certificado de participação para a comprovação. 

Como organizo e realizo as entregas das Atividades Complementares?

A coordenação/professor responsável tem uma tabela com a quantidade de horas que correspondem a cada tarefa. Assim, uma palestra pode valer uma, duas horas. Um curso online vai variar de acordo com a carga horária, entre 20 e 80 horas

Se você for a algum evento presencial, guarde o ingresso, voucher ou peça na recepção algum comprovante que mostre que você foi até lá. Os organizadores costumam fornecer esses documentos e até podem carimbá-los para provar sua presença. Se forem cursos online, faça download dos certificados e salve-os.

Atividades Complementares na Faculdade FaSouza

Não deixe para organizar tudo na última hora. Desde o início do curso, vá fazendo as atividades complementares e preencha os relatórios/fichas de controle disponíveis no Portal do Aluno ou compartilhado pelo professor responsável. 

Após preencher a ficha e anexar os comprovantes, acesse o Portal do Aluno e o menu “Graduação>>Meu Curso>>Postar Atividade Complementar”. Os arquivos das atividades serão avaliados pelos coordenadores dos cursos para posterior computação da carga horária do graduando. 

Estou com dúvidas sobre as Atividades Complementares. O que fazer?

Em caso de dúvidas consulte o coordenador/professor responsável por meio de protocolo que pode ser gerado Pelo Portal do Aluno no menu “Graduação>> Meu Curso >>Postar Atividade Complementar”. O ambiente é, também, destinado a tratar quaisquer questões/situações referentes as AC.

Ipatinga, 08 de agosto de 2023.

Suelen Cristine Gomes
Diretora Acadêmica

Faculdade FaSouza - 08/08/2023 - 16:13:50

Outras Notícias

Pós-Graduação Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Pós-Graduação Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estudo das Práticas das quatro competências específicas da BNCC. As áreas do conhecimento no Ensino Fundamental. Este curso foi criado para atender as necessidades de informação sobre o BNCC devido as d...

+ de 150 Cursos de Pós-Graduação na área da Educação

+ de 150 Cursos de Pós-Graduação na área da Educação. Os cursos de pós-graduação têm videoaulas gravadas por professores conteudistas. São eles: doutores/pós-doutores, mestres e especialistas. Nossos cursos são 100% online. Estude onde e quando quiser com...

Prouni

O Instituto Souza, mantenedor da Faculdade FaSouza, aderiu ao Programa Universidade para todos (Prouni) em 2022. O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de...

Portaria de credenciamento da Faculdade FaSouza é publicada pelo MEC

Portaria de credenciamento da Faculdade FaSouza é publicada pelo MEC. A Faculdade FaSouza, mantida pelo Instituto Souza, mantêm-se firme na observação e exercício da sua missão, visão e valores. Todo esse empenho tem permitido a instituição conquistar lu...

REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO, PLATAFORMA EAD E A FORMAÇÃO DOCENTE

Reestruturação do Ensino Médio, Plataforma Ead e a Formação Docente, O Brasil vive hoje, mais um momento de grandes mudanças e desafios na educação, sobretudo no que se refere ao Ensino Médio. A alteração na estrutura de funcionamento nesse seguimento pro...

Curso de Libras

Curso de Libras, objetivo do Curso de Libras é formar profissionais aptos e comprometidos com a interpretação da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Proporcionar aprofundamento de conhecimentos teóricos e instrumentais necessários, para que o intérpre...

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias diretamente em seu e-mail

Contatos

Endereço da Faculdade FaSouza Avenida Santa Helena, 1140, Novo Cruzeiro - Ipatinga-MG Cep:35164-332.(Sede Própria)
Telefone FaSouza
FALE CONOSCO
(31) 3616-7227
Telefone FaSouza
FALE CONOSCO
(31) 3617-8101
WHATSAPP
(31) 98908-9153
Copyright © 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados.Usuários Online: 281      Ícones/Imagens by Freepik
Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4:13
Para cima