A Obrigatoriedade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Reflexões sobre o que muda em relação à Educação no Brasil

A BNCC reforça as políticas educacionais importantes às quais pretendem ajudar a reduzir desigualdades e garantir os direitos de aprendizagem.

A Obrigatoriedade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Reflexões sobre o que muda em relação à Educação no Brasil

Base Nacional Comum Curricular

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

A Base deverá nortear a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares de todo o Brasil, indicando as competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade.

O documento está estruturado em:

Textos introdutórios (geral, por etapa e por área);

Competências gerais que os alunos devem desenvolver ao longo de todas as etapas da Educação Básica;

Competências específicas de cada área do conhecimento e dos componentes curriculares;

Direitos de Aprendizagem ou Habilidades relativas a diversos objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos e processos) que os alunos devem desenvolver em cada etapa da Educação Básica — da Educação Infantil ao Ensino Médio. Saiba mais em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base

Educação é a base

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

É fato que a Base Nacional Comum Curricular muda muita coisa em relação à educação em nosso país, portanto é necessário que estejamos atentos no sentido de entender seus principais objetivos e as mudanças na prática das instituições de ensino. 

Percebe-se como inconteste o fato de que a BNCC é uma ferramenta que irá definir os direitos de aprendizagens de todos os alunos do Brasil. Porém há muitas dúvidas sobre a importância desta política pública e também sobre as mudanças que de fato ela traz para a educação. 

Em primeiro lugar se faz necessário compreender que ela é obrigatória e está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Plano Nacional da Educação. Assim, os currículos de todas as redes públicas e também das particulares precisam ter a BNCC como seu referencial.

A BNCC reforça as políticas educacionais importantes às quais pretendem ajudar a reduzir desigualdades e garantir os direitos de aprendizagem. 

Pelo fato de a BNCC pretender alcançar mais equidade em relação à educação, ela se apresenta mais completa do que as diretrizes adotadas atualmente, mas muitas frentes precisam ser repensadas e adaptadas conforme as orientações do documento. 

Uma das questões mais importante e que nós educadores precisamos nos atentar é que as principais mudanças que acontecem ao implementar a BNCC aparecem nas seguintes políticas educacionais: elaboração dos currículos locais, formação inicial e continuada dos professores, material didático, avaliação e apoio pedagógico aos alunos.

Diante disso, as redes municipais, estaduais e privadas precisarão revisar seus currículos e usar a BNCC como um núcleo comum para essa reelaboração. Esse fato não tira a autonomia dos estados, municípios e escolas que poderão garantir suas diversidades durante a construção. 

O que muda é o fato de que a participação dos educadores é essencial para complementar os currículos com suas propostas pedagógicas e particularidades regionais.

Acesse o link abaixo do Portal do MEC e tenha acesso ao documento completo para entender mais sobre a BNCC. Boa leitura!

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192

Disponibilizamos para você a Pós-Graduação Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com preço especial, aproveite!

Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Marcos Alexandre de Souza
Diretor Geral da Faculdade Souza

Faculdade FaSouza - 13/01/2020 - 17:15:05

Outras Notícias

A importância do TCC na formação acadêmica

A importância do TCC na formação acadêmica. A divergência sobre a necessidade do TCC nos cursos de pós-graduação lato sensu, que engloba as especializações e MBA, surgiu em 2018 quando foi publicada pelo MEC a nova Resolução Nº 1 que não menciona a obrig...

Curso de capacitação da FaSouza recebe novo modelo de certificado

Curso de capacitação da FaSouza recebe novo modelo de certificado. Com foco na qualidade dos serviços prestados na área da educação, a Faculdade FaSouza desenvolveu um novo modelo de certificado para os cursos de Capacitação Profissional e Atividades Comp...

AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE QUARENTENA PELO CORONAVÍRUS: E AGORA PROFESSOR?

AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE QUARENTENA PELO CORONAVÍRUS: E AGORA PROFESSOR? Em tempos de pandemia, o portal de notícias G1 e diversos telejornais têm noticiado a necessidade de os educadores ministrarem aulas remotas, ou seja, utilizando-se da internet par...

+ de 150 Cursos de Pós-Graduação na área da Educação

+ de 150 Cursos de Pós-Graduação na área da Educação. Os cursos de pós-graduação têm videoaulas gravadas por professores conteudistas. São eles: doutores/pós-doutores, mestres e especialistas. Nossos cursos são 100% online. Estude onde e quando quiser com...

Curso de Antropologia EAD

O Curso de Antropologia EAD em pós-graduação lato sensu busca fornecer informações antropológicas, etnográficas e etnológicas, para o estudo e compreensão dos códigos culturais de comunicação, revisitando as teorias e metodologias na compreensão do desenv...

Novembro Azul

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do...

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias diretamente em seu e-mail

Contatos

Endereço da Faculdade FaSouza Avenida Santa Helena, 1140, Novo Cruzeiro - Ipatinga-MG Cep:35164-332.(Sede Própria)
Telefone FaSouza
FALE CONOSCO
(31) 3616-7227
Telefone FaSouza
FALE CONOSCO
(31) 3617-8101
WHATSAPP
(31) 98908-9153
Copyright © 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados.Usuários Online: 579      Ícones/Imagens by Freepik
Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4:13
Para cima