Pós Graduação Alfabetização e Letramento

Pós Graduação Alfabetização e Letramento

Segundo Soares (2010), o ensino da língua deve estar a favor do aluno e da aprendizagem, nesse sentido se faz necessário alfabetizar letrando e letrar alfabetizando. Assim, tais conceitos devem ser percebidos como intradependentes, pois só conseguiremos descortinar o mundo da leitura para nossos alunos se isso for feito de maneira prazerosa.

Pós Graduação Alfabetização e Letramento

Pós-Graduação Alfabetização e Letramento, abordar criticamente a reflexão sobre os processos de alfabetização e letramento, definir alfabetização e letramento, suas diferenciações e complementaridades, trabalhar a questão da importância de se alfabetizar letrando e letrar alfabetizando. Abordar as diversas metodologias para a facilitação e aquisição prazerosa da leitura e da escrita por parte dos docentes.

O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais acerca da aquisição da leitura e da escrita. Capacitar os profissionais para aplicarem na sala de aula a didática e as metodologias que favoreçam uma alfabetização/letramento prazerosos.  

Classificação dos Métodos de Alfabetização

A classificação dos métodos de alfabetização, em dois grandes grupos, está pautada nas bases psicológicas da aprendizagem.

Essas bases psicológicas podem estar agrupadas em duas grandes tendências:

             aquela que explica a aprendizagem através do ensaio e erro e

             aquela que explica a aprendizagem como Enviar Avisoomo resultante de uma compreensão súbita, denominada por filósofos como intuição e por psicólogos de gestalt ou  insight.

O primeiro grupo de métodos tem como base o processo mental de síntese, em que o aluno combina elementos menores da língua (letras, sons e sílabas) em unidades maiores (palavras, frases e textos). Portanto os métodos em que o processo de leitura se faz da parte para o todo são denominados sintéticos.

O segundo grupo de métodos tem como base o processo mental de análise, em que o aluno parte da leitura das unidades maiores da língua (palavras, frases e textos), chegando ao reconhecimento de seus elementos (sílabas e letras). Assim, os métodos em que o processo de leitura se faz do todo para as partes são chamados analíticos.

Matricule-se no curso de Pós Graduação Alfabetização e Letramento e alimente seu conhecimento, com materiais didáticos de excelente qualidade.

09/04/2019 - 19:14:27
Lida 513 vez(es).

Outras Notícias

Revista Acadêmica Digital (ISSN 2595-5934) - Instituto Souza

Revista Acadêmica Digital (ISSN 2595-5934) - Instituto Souza. A Revista Digital Acadêmica pertence à Mantenedora da Faculdade Souza, Instituto Souza. Localizada Avenida Santa Helena nº 1140, Novo Cruzeiro, Ipatinga/MG CEP: 35164-332. O objetivo principa...

Coordenadora Pedagógica da FaSouza publica seu novo Livro

Coordenadora Pedagógica da FaSouza publica seu novo Livro. A professora Liliana é graduada em Pedagogia pela UEMG, Mestre em Educação pela PUC, pesquisadora do Observatório da Juventude da UFMG e Coordenadora Pedagógica da FaSouza, publica seu novo Livro ...

Letramento Digital: Desafio para a interpretação e utilização das plataformas EAD

Letramento Digital: Desafio para a interpretação e utilização das plataformas EAD. È fato que somente através da leitura, da pesquisa, da investigação é que teremos reais avanços científicos em nosso país. Autonomia é sinal de segurança, maturidade, cresc...

Faculdade de Pós-Graduação Caratinga-MG

Faculdade de Pós-Graduação Caratinga-MG. aratinga é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se no Vale do Rio Doce. Caratinga possui uma geografia típica dos Mares de Morros mineiros, isto é, uma áre...

Pós Graduação

Pós Graduação, a conclusão da Pós-Graduação leva o aluno a conquistar uma promoção no trabalho ou ainda ganhar aumento salarial. Segundo pesquisas, quem têm Pós Graduação em sua área, receberam aumento salarial depois do curso, passaram a receber mais que...

Pós em Libras

Pós em Libras, Glat (2007) apresenta as duas principais abordagens comunicativas de ensino que são utilizadas: Oralistas e Gestuais. Oralistas: a fala é utilizada como forma prioritária para a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva. Essa abord...

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias diretamente em seu e-mail

Telefone Faculdade Souza
FALE CONOSCO
(31) 3822-2194
Telefone Faculdade Souza
FALE CONOSCO
(31) 3617-8101
WHATSAPP
(31) 98908-9153

Endereço

Mapa FaSouza