AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE QUARENTENA PELO CORONAVÍRUS: E AGORA PROFESSOR?

Diante da decisão da Secretária da Educação, por intervenção do Ministério Público de manter as aulas suspensas, registrou-se a necessidade por aulas remotas. Assim, professores e alunos precisarão se adequar à essa nova realidade que se apresenta

AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE QUARENTENA PELO CORONAVÍRUS: E AGORA PROFESSOR?

Em tempos de pandemia, o portal de notícias G1 e diversos telejornais têm noticiado a necessidade de os educadores ministrarem aulas remotas, ou seja, utilizando-se da internet para veicular os conteúdos a serem acessados pelos estudantes. Em contrapartida constatou-se que existem muitos entraves: desde a falta de acesso à internet por parte de professores e estudantes até a falta de conhecimentos e domínio das novas tecnologias, principalmente por parte dos educadores.

Além da necessidade de criatividade e planejamento adequado para atingir os objetivos em relação ao interesse dos estudantes, há uma questão primeira que é o domínio dos usos e apropriações destas tecnologias, que segundo Thompson (2014) no texto: Teoria Social da Mídia, diz de como a pessoa se apropria e usa essas ferramentas para as finalidades necessárias.

Diante da decisão da Secretária da Educação, por intervenção do Ministério Público de manter as aulas suspensas, registrou-se a necessidade por aulas remotas. Assim, professores e alunos precisarão se adequar à essa nova realidade que se apresenta.

Neste contexto, percebe-se que os jovens se sentem extremamente à vontade diante do usos destas novas tecnologias, em contrapartida, professores, em grande parte, se sentem, incomodados com esta situação.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Sind-UTE/MG, veiculou, neste mês de abril uma informação que é um paradoxo diante desta realidade: além da falta do domínio das novas tecnologias por parte dos professores há ainda a falta de acesso à internet por cerca de 41% destes educadores. Em relação ao acesso por parte dos estudantes este percentual é ainda maior, cerca de 70% não tem acesso fácil à internet de qualidade.

É inconteste que aulas remostas serão um desafio a mais, além da covid19 tendo em vista a realidade que se apresenta no que tange aos usos e apropriações das novas tecnologias no contexto, muitas vezes precário, da educação brasileira.

Marcos Alexandre de Souza
Diretor Faculdade Souza

Por Faculdade FaSouza

Fonte: FaSouza/AI Writer by Ubersuggest 28/04/2020 - 14:13:05

Outras Notícias

De Professor a Youtuber

De Professor a Youtuber. O ensino a distância – EAD atualmente está muito associado a tecnologia, porém é preciso ressaltar que esta metodologia já é utilizada desde o século passado, nos anos 10 aqui no Brasil, os primeiros relatos foram disponibilizados...

A Importância da Pesquisa e Produção Acadêmica para Docentes do Ensino Superior.

A Importância da Pesquisa e Produção Acadêmica para Docentes do Ensino Superior. A FaSouza se orgulha de contar com um corpo docente cada vez mais especializado para melhor atender seus alunos. Assim, nossa equipe conta com profissionais pesquisadores que...

A importância do TCC na formação acadêmica

A importância do TCC na formação acadêmica. A divergência sobre a necessidade do TCC nos cursos de pós-graduação lato sensu, que engloba as especializações e MBA, surgiu em 2018 quando foi publicada pelo MEC a nova Resolução Nº 1 que não menciona a obrig...

Descubra como se tornar um Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos EAD

Descubra como se tornar um Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos EAD. Neste editorial, vamos mostrar como você pode se tornar um Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos EAD e conquistar uma carreira de sucesso nesse campo em crescimento constante. Você ...

Letramento Digital: Desafio para a interpretação e utilização das plataformas EAD

Letramento Digital: Desafio para a interpretação e utilização das plataformas EAD. È fato que somente através da leitura, da pesquisa, da investigação é que teremos reais avanços científicos em nosso país. Autonomia é sinal de segurança, maturidade, cresc...

Bolsa Integral de Graduação EAD em parceria com AMBANOC

Bolsa Integral de Graduação EAD em parceria com AMBANOC. O Programa de parceria entre a Faculdade FaSouza e a AMBANOC - Associação dos Moradores do Bairro Novo Cruzeiro tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de...

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias diretamente em seu e-mail

Contatos

Endereço da Faculdade FaSouza Avenida Santa Helena, 1140, Novo Cruzeiro - Ipatinga-MG Cep:35164-332.(Sede Própria)
Telefone FaSouza
FALE CONOSCO
(31) 3616-7227
Telefone FaSouza
FALE CONOSCO
(31) 3617-8101
WHATSAPP
(31) 98908-9153

Horário de Atendimento

Segunda a Quinta

08:00 até 12:00

13:00 até 18:00

Sexta-feira

08:00 até 12:00

13:00 até 17:00

Copyright © 2015 - 2025 - Todos os direitos reservados.Usuários Online: 1066      Ícones/Imagens by Freepik
Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4:13
Para cima
WhatsApp FaSouza