AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE QUARENTENA PELO CORONAVÍRUS: E AGORA PROFESSOR?

Diante da decisão da Secretária da Educação, por intervenção do Ministério Público de manter as aulas suspensas, registrou-se a necessidade por aulas remotas. Assim, professores e alunos precisarão se adequar à essa nova realidade que se apresenta

AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE QUARENTENA PELO CORONAVÍRUS: E AGORA PROFESSOR?

Em tempos de pandemia, o portal de notícias G1 e diversos telejornais têm noticiado a necessidade de os educadores ministrarem aulas remotas, ou seja, utilizando-se da internet para veicular os conteúdos a serem acessados pelos estudantes. Em contrapartida constatou-se que existem muitos entraves: desde a falta de acesso à internet por parte de professores e estudantes até a falta de conhecimentos e domínio das novas tecnologias, principalmente por parte dos educadores.

Além da necessidade de criatividade e planejamento adequado para atingir os objetivos em relação ao interesse dos estudantes, há uma questão primeira que é o domínio dos usos e apropriações destas tecnologias, que segundo Thompson (2014) no texto: Teoria Social da Mídia, diz de como a pessoa se apropria e usa essas ferramentas para as finalidades necessárias.

Diante da decisão da Secretária da Educação, por intervenção do Ministério Público de manter as aulas suspensas, registrou-se a necessidade por aulas remotas. Assim, professores e alunos precisarão se adequar à essa nova realidade que se apresenta.

Neste contexto, percebe-se que os jovens se sentem extremamente à vontade diante do usos destas novas tecnologias, em contrapartida, professores, em grande parte, se sentem, incomodados com esta situação.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Sind-UTE/MG, veiculou, neste mês de abril uma informação que é um paradoxo diante desta realidade: além da falta do domínio das novas tecnologias por parte dos professores há ainda a falta de acesso à internet por cerca de 41% destes educadores. Em relação ao acesso por parte dos estudantes este percentual é ainda maior, cerca de 70% não tem acesso fácil à internet de qualidade.

É inconteste que aulas remostas serão um desafio a mais, além da covid19 tendo em vista a realidade que se apresenta no que tange aos usos e apropriações das novas tecnologias no contexto, muitas vezes precário, da educação brasileira.

Marcos Alexandre de Souza
Diretor Faculdade Souza

Fale conosco pelo Chat online

Por Faculdade FaSouza

Fonte: FaSouza/AI Writer by Ubersuggest 28/04/2020 - 14:13:05

Outras Notícias

Flexibilidade de Horários Faculdade EAD

FLEXIBILIDADE DE HORÁRIOS FACULDADE EAD

Flexibilidade de Horários Faculdade EAD. A flexibilidade de horários oferecida pela modalidade EAD permite que você organize seu tempo de...

Leia Mais
Pós-Graduação Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

PÓS-GRADUAÇÃO BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

Pós-Graduação Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estudo das Práticas das quatro competências específicas da BNCC. As áreas do...

Leia Mais
Pesquisa, Proatividade e Autonomia: O Perfil de Estudante e Profissional procurado pelo Mercado de Trabalho atual

PESQUISA, PROATIVIDADE E AUTONOMIA: O PERFIL DE ESTUDANTE E PROFISSIONAL PROCURADO PELO MERCADO DE TRABALHO ATUAL

Entenda por que pesquisa, proatividade e autonomia definem o perfil profissional mais valorizado no mercado atual e como desenvolver essas...

Leia Mais

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias diretamente em seu e-mail

Endereço

Endereço da Faculdade FaSouza Avenida Santa Helena, 1140, Novo Cruzeiro - Ipatinga-MG Cep:35164-332.(Sede Própria)
Copyright © 2015 - 2026 - Todos os direitos reservados.Usuários Online: 160
Ícones/Imagens by Freepik | Fonte Texto: ChatGPT/AI Writer by Ubersuggest
Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4:13
Para cima
!
Dúvidas? Fale conosco por aqui!