A disciplina tem como objetivo proporcionar uma compreensão profunda do desenvolvimento da linguagem e da comunicação nas crianças, destacando as fases críticas desse processo e os marcos importantes que indicam o progresso comunicativo. O curso abordará a importância da linguagem para o pensamento, aprendizagem e interação social, explorando desde as primeiras etapas do desenvolvimento até a idade escolar. Serão discutidas as diferentes fases do desenvolvimento da linguagem, desde os balbucios iniciais até a formação de frases complexas, e como essas etapas se inter-relacionam com o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança.

A disciplina também explorará as principais teorias sobre o desenvolvimento da comunicação, incluindo a teoria nativista, que enfatiza a capacidade inata para a aquisição da linguagem; a teoria comportamental, que foca no papel do reforço e da imitação; a teoria sociocultural, que destaca a importância das interações sociais; a teoria cognitiva, que relaciona o desenvolvimento da linguagem aos estágios de desenvolvimento cognitivo; e a teoria da interação, que combina fatores inatos e ambientais.
Essas teorias oferecerão uma base sólida para entender os diversos aspectos do desenvolvimento da linguagem e da comunicação. Um aspecto crucial da disciplina será a identificação de atrasos na linguagem e na comunicação. Serão abordados os sinais e sintomas de atraso em diferentes idades, os métodos de avaliação e diagnóstico precoce, e o impacto dos atrasos na comunicação no desenvolvimento social, emocional e acadêmico das crianças. A disciplina capacitará os alunos a identificar esses atrasos e a compreender suas causas, sejam elas biológicas, genéticas, ambientais, sociais ou neurológicas.