A disciplina Psicomotricidade e Psicopedagogia tem como objetivo geral explorar os fundamentos da Psicomotricidade e da Psicopedagogia, destacando suas aplicações práticas em contextos educacionais e terapêuticos, bem como a integração desses campos no desenvolvimento integral do ser humano.
Durante o curso, os estudantes irão compreender os conceitos fundamentais dessas áreas, analisando a importância da conexão entre corpo, mente e emoções para a aprendizagem. Também serão discutidos os benefícios da Psicomotricidade na construção de ambientes educacionais inclusivos e o papel dos profissionais, como psicopedagogos e professores, nas intervenções psicomotoras.
O conteúdo programático abrange tópicos como a introdução à Psicomotricidade e Psicopedagogia, suas definições, relevância no contexto educacional e terapêutico, e sua abordagem integrativa. Serão abordados os fundamentos históricos e teóricos da Psicomotricidade, as relações entre o desenvolvimento humano e as práticas psicomotoras, e sua aplicação no contexto escolar, com estratégias inclusivas voltadas à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.
A relação entre Psicopedagogia e Psicomotricidade também será explorada, com ênfase em áreas de atuação e estratégias de intervenção em dificuldades psicomotoras. Além disso, os estudantes refletirão sobre as conexões entre Psicomotricidade e saúde mental, incluindo o impacto no equilíbrio emocional e as intervenções psicomotoras em transtornos emocionais.
A disciplina ainda apresenta as perspectivas futuras da Psicomotricidade, considerando avanços científicos, tecnológicos e inclusivos, com foco em inovações baseadas em neurociência e metodologias adaptativas.