O Curso aborda de maneira abrangente os Transtornos Específicos da Aprendizagem (TEA), focando nos impactos que esses transtornos têm na vida acadêmica e emocional dos indivíduos desde a infância até a vida adulta. Inicialmente, serão diferenciados os TEA das dificuldades de aprendizagem temporárias, destacando a natureza neurobiológica e duradoura dos TEA. Transtornos como dislexia, discalculia e disortografia serão estudados em detalhes, com ênfase nas suas características, diagnósticos e intervenções. O processo de diagnóstico precoce será explorado, ressaltando a importância de uma abordagem multidisciplinar para identificar e apoiar adequadamente os alunos desde os primeiros anos escolares.

Além disso, apresentará diversas estratégias de intervenção, incluindo abordagens educacionais adaptadas, terapias psicoterapêuticas e o uso de tecnologias assistivas. Serão discutidas as melhores práticas para a implementação de programas educacionais inclusivos, com formação contínua de educadores e a colaboração essencial entre pais, professores e profissionais de saúde. Também examinará o impacto positivo das intervenções precoces e o papel da tecnologia no apoio ao aprendizado de alunos com TEA, destacando a importância de uma educação inclusiva e personalizada. Ao final, espera-se que os alunos compreendam os aspectos complexos dos TEA e estejam preparados para aplicar estratégias baseadas em evidências para promover uma educação eficaz e inclusiva.