A importância do TCC na formação acadêmica

O TCC é obrigatório? A divergência sobre a necessidade do TCC nos cursos de pós-graduação lato sensu, que engloba as especializações e MBA, surgiu em 2018 quando foi publicada pelo MEC a nova Resolução Nº 1 que não menciona a obrigatoriedade da atividade.

A importância do TCC na formação acadêmica

O TCC é obrigatório?

Trabalho de conclusão de curso é um diferencial de qualidade para a formação acadêmica

Você já definiu a área da sua pós-graduação e a instituição onde deseja estudar. Ao verificar a matriz curricular, percebe que o curso exige o famoso Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. E aí, você realiza a matrícula ou desiste da pós-graduação? Antes de responder à pergunta e deixar o receio de enfrentar outro TCC vencer, entenda sobre a polêmica da obrigatoriedade ou não de apresentar um trabalho de conclusão de curso e o que isso pode representar para o seu futuro como aluno e profissional.  

Porém, antes, é preciso entender que o TCC pode apresentar diversos formatos, dentre eles estão a monografia, artigo científico, estudo de caso, projeto experimental e outros. E, toda essa variedade, apenas reforça a sua importância e destaca o fato de o trabalho de conclusão de curso ser considerado um momento de extrema importância para a formação acadêmica. O principal objetivo da atividade é fazer o estudante colocar em prática todo o conhecimento adquirido ao longo do curso. 

A divergência sobre a necessidade do TCC nos cursos de pós-graduação lato sensu, que engloba as especializações e MBA,  surgiu em 2018 quando foi publicada pelo MEC a nova Resolução Nº 1 que não menciona a obrigatoriedade da atividade.  No mesmo período, o Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão do MEC responsável pelas diretrizes gerais da educação no nosso país, homologou o documento CNE Nº 146/2018 deixando claro que o trabalho de conclusão é optativo para a pós-graduação. Ou seja, cabe a instituição de ensino superior decidir se o TCC será realizado ou não pelos estudantes e o formato em que deverá ser entregue. 

Importância do TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma etapa muito importante para a composição do aprendizado do aluno.  Os projetos pedagógicos dos cursos da FaSouza, como instituição que visa a formação de profissionais competentes e qualificados, exigem que os alunos realizem o TCC devido as inúmeras vantagens que a atividade pode oferecer aos estudantes. 

Ele funciona como um meio para que os novos profissionais testem, na prática, todo o conhecimento que foi absorvido ao longo do curso. Por isso, o TCC deve ser feito com empenho e contar com um tema de pesquisa relevante para o mercado em que o curso está inserido. Podendo, dessa forma, representar a porta de entrada no concorrido mercado de trabalho.

O TCC permite que, de forma embasada, o estudante demonstre sua capacidade de realizar pesquisas, assim como conhecimentos acadêmicos que adquiriu na pós-graduação. E, para aqueles que desejam investir em concursos, pode representar pontos à frente da concorrência, já que alguns editais preveem a apresentação do trabalho de conclusão como item relevante na prova de títulos.

Artigo científico

Diante toda a importância do TCC, a FaSouza elegeu o Artigo Científico como formato institucional para entrega dos alunos ao final do período de curso. O modelo é o mais usado pela comunidade acadêmica para a divulgação de suas pesquisas, possui estrutura ordenada e padrão específico. O trabalho acadêmico apresenta um resultado suscinto de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico.

Outro benefício, ofertado pela FaSouza, é que ao concluir o artigo, o aluno poderá submeter seu trabalho a apreciação para que seja publicado na Souza - EAD Revista Acadêmica Digital concedendo assim divulgação, visibilidade, prestígio e posicionamento no mercado. E, como consequência natural do seu empenho, o estudante ainda melhora o currículo e poderá obter benefícios, como bolsas por produtividade, concedidas por algumas instituições ou empresas.

Mestrado e Doutorado

Para os estudantes que desejam se envolver ainda mais com o universo acadêmico, a pós-graduação stricto sensu é um excelente caminho. O mestrado e doutorado são cursos muito centrados em conteúdos teóricos e pesquisas, em ambos os casos é necessário o aluno apresentar um TCC ao final do programa. No primeiro, o trabalho é chamado de dissertação e no outro, de tese. Além da parte escrita, é preciso fazer uma apresentação oral e explicá-la para uma banca avaliadora.

Suelen Gomes
Secretária Acadêmica na Faculdade Souza

Faculdade FaSouza - 05/10/2019 - 13:41:00

Outras Notícias

Pós Graduação

Pós Graduação, a conclusão da Pós-Graduação leva o aluno a conquistar uma promoção no trabalho ou ainda ganhar aumento salarial. Segundo pesquisas, quem têm Pós Graduação em sua área, receberam aumento salarial depois do curso, passaram a receber mais que...

Funcionamento dos Cursos de Capacitação Profissional/Atividades Complementares

Funcionamento dos Cursos de Capacitação Profissional/Atividades Complementares. Os Cursos de Capacitação Profissional/Atividades Complementares têm duração mínima de 30 dias e máxima de 90 dias. Para Conclusão do Curso em 30 dias é necessário que o aluno ...

Documentos Necessários para Matrícula

Documentos Necessários para Matrícula. Documentos necessários para matrícula na Pós-Graduação 1 cópia autenticada do DIPLOMA (LEGÍVEL). 1 cópia simples do CPF (LEGÍVEL). 1 cópia simples do RG (LEGÍVEL). 1 cópia simples Certidão de Nascimento ou Casamento...

FACULDADE SOUZA POLO UNITAU – UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ EM IPATINGA MG

FACULDADE FASOUZA POLO UNITAU – UNIVERSIDADE DE TAUBATÈ EM IPATINGA MG. O investimento em parceiras de qualidade, é na contemporaneidade, uma forma de unir forças para melhor atender ao público de alunos nas instituições de ensino, sobretudo nas instituiç...

Faculdade FaSouza e o Futuro da Pesquisa: Descubra as Oportunidades

Faculdade FaSouza e o Futuro da Pesquisa: Descubra as Oportunidades. Com o intuito de gerar conhecimento e inovações nas diversas áreas dos saberes, a Faculdade FaSouza iniciou mais um projeto, o Centro de Fomento à Pesquisa (CEFOP). O programa é voltado ...

Pós-Graduação em Educação Infantil

Pós-Graduação em Educação Infantil, abordar criticamente a reflexão sobre as práticas pedagógicas a Educação Infantil como sendo primordiais para o desenvolvimento de toda a vida escolar da criança pois a Educação Infantil é a primeira e, portanto, a mais...

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias diretamente em seu e-mail

Contatos

Endereço da Faculdade FaSouza Avenida Santa Helena, 1140, Novo Cruzeiro - Ipatinga-MG Cep:35164-332.(Sede Própria)
Telefone FaSouza
FALE CONOSCO
(31) 3616-7227
Telefone FaSouza
FALE CONOSCO
(31) 3617-8101
WHATSAPP
(31) 98908-9153
Copyright © 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados.Usuários Online: 343      Ícones/Imagens by Freepik
Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4:13
Para cima