Pós-Graduação Educação Infantil - Anos Iniciais e Psicopedagogia, o curso visa capacitar profissionais de nível superior, interessados no estudo da aprendizagem que acontece na Educação Infantil permeada, principalmente, pela aplicação dos conhecimentos da psicopedagogia, tendo como principal ferramenta a psicomotricidade.
A psicopedagogia e a psicomotricidade ganham hoje cada vez mais espaço e importância nos processos de aprendizagem. Muitos dos envolvidos com os processos escolares apontam o psicopedagogo e os conhecimentos sobre o lúdico e a psicomotricidade como aliados na proposição de novos caminhos para a melhoria da aprendizagem, sobretudo no contexto da Educação Infantil.
Objetivo Geral
Capacitar profissionais de nível superior, interessados no estudo do processo de aprendizagem no contexto da Educação Infantil embasados nos conhecimentos acerca da psicomotricidade e da psicopedagogia.
Objetivos Específicos
a) Formar profissionais capazes de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para facilitar o aprendizado das crianças da Educação Infantil através da psicopedagogia e da psicomotricidade.
b) Proporcionar condições para formar profissionais éticos, que consigam atuar de forma responsável e que possam trabalhar em equipe buscando favorecer o desenvolvimento da criança da educação Infantil.
Tempo de Conclusão
O Curso têm duração mínima de 6 meses e máxima de 18 meses.
Público-alvo
Profissionais graduados na área de Educação e áreas afins. Profissionais interessados em atuar com Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos que queiram se aprofundar no tema.
Estágio
Esse curso necessita de um estágio de 40h em alguma instituição que atenda alunos com dificuldades de aprendizagem ou que estejam se reabilitando de algum trauma como acidentes, problemas psicológicos dentre outros. Poderá ser realizado em escolas, hospitais, clínicas e seu curso só terá valor no sentido de você poder realizar atendimentos na área mediante o cumprimento do estágio.
Atenção! Seu estágio é apenas de observação, não pode haver regência pois o atendimento clínico só pode ser realizado por profissionais já formados. Você deverá observar o trabalho de um psicólogo ou psicopedagogo durante quarenta horas. Ao final da observação, você deverá fazer um relatório de no mínimo 20 linhas e preencher um cronograma com a distribuição dessas 40h. O relatório e o cronograma devem ser assinados e carimbados pelo profissional que você acompanhou. O cronograma pode ser o mesmo que está no Guia do Estágio Curricular Obrigatório. O estágio na sua área é totalmente diferente do estágio da complementação pedagógica e segunda licenciatura, portanto, você só irá aproveitar o cronograma e a carta de apresentação fazendo as devidas observações.