Condição promocional · Pós-Graduação lato sensu

Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica 360 Horas

Pós-Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica 360 Horas, lato sensu, a distância. Todos os cursos de pós-graduação lato sensu da FaSouza atendem à Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018.

Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica 360 horas em promoção

Abordaremos no curso estratégias para uma formação multiprofissional com habilidades e competências para atuar nas funções técnico-pedagógicas no sentido de abranger ações da administração, coordenação e planejamento escolar/educacional, visando uma capacitação profissional para compreender e atuar de forma competente nessas áreas afins e complementares dentro do espaço da instituição escola.

O aprofundamento de estudos na área da coordenação pedagógica e Gestão escolar se justificam pelo fato dos mesmos serem cada vez mais relevantes na atualidade tendo em vista o alto nível de exigência em meio à diversidade social e cultural encontrada na instituição escola e na sociedade de um modo geral, exigindo dos profissionais da educação conhecimentos mais profundos nas áreas da gestão, planejamento e ações pedagógicas visando atender às demandas da educação na contemporaneidade.

Objetivo Geral

Diagnosticar problemas, programar e realizar atividades centradas nas inovações das práticas escolares, promovendo a qualidade das atividades curriculares bem como na gestão escolar.

Objetivos Específicos

a) Compreender a importância de se organizar e aplicar processos de avaliação acerca da formação profissional no que tange o desenvolvimento do currículo e a qualidade das práticas educacionais.
b) Perceber a necessidade de aprofundar seus conhecimentos nas áreas de gestão, planejamento e coordenação educacional.

Público-alvo

Graduados em Pedagogia ou qualquer outro curso superior.

Área do conhecimento

Educação

Matriz curricular — Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica 360 Horas

Mód. 01
Libras - Língua Brasileira de Sinais
20h Esta disciplina tem videoaula Núcleo Comum
Mód. 02
Didática do Ensino Superior
20h Esta disciplina tem videoaula Núcleo Comum
Mód. 03
Metodologia da Pesquisa Científica
20h Esta disciplina tem videoaula Núcleo Comum
Mód. 04
Fundamentos e Práticas da Orientação Escolar
50h Núcleo Específico
Mód. 05
Fundamentos e Práticas da Supervisão Escolar
50h Núcleo Específico
Mód. 06
Educação e Diversidade
50h Esta disciplina tem videoaula Núcleo Específico
Mód. 07
Gestão Participativa e Democrática
50h Núcleo Específico
Mód. 08
Avaliação e Planejamento Escolar
50h Núcleo Específico
Mód. 09
As “Ticdis” – Tecnologias de Informação, Comunicação Digitais e Sociabilidades
50h Esta disciplina tem videoaula Núcleo Específico
Carga horária total: 360h
  • C = núcleo comum
  • E = núcleo específico

Modelo de certificado

O certificado é emitido em até 10 dias úteis depois da conclusão do curso e da solicitação pelo AVA.

Modelo do certificado de pós-graduação da Faculdade FaSouza

Temas abordados no curso

  • Libras - Língua Brasileira de Sinais
  • Didática do Ensino Superior
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Fundamentos e Práticas da Orientação Escolar
  • Fundamentos e Práticas da Supervisão Escolar
  • Educação e Diversidade
  • Gestão Participativa e Democrática
  • Avaliação e Planejamento Escolar
  • As “Ticdis” – Tecnologias de Informação, Comunicação Digitais e Sociabilidades

Perguntas frequentes

O curso é inteiramente a distância?

Sim. Aulas, materiais, atividades, avaliações e suporte acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Não há provas presenciais nem encontros obrigatórios.

Quando começo a estudar?

O início é imediato após a matrícula e a confirmação do pagamento da taxa. O login e a senha do AVA chegam em até 48 horas úteis, e a equipe entra em contato para orientar sobre o funcionamento do curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório?

Não é exigência da legislação federal vigente para os cursos lato sensu. A FaSouza incentiva a produção do Trabalho de Conclusão de Curso como instrumento de aprofundamento científico, mas a conclusão da especialização não está condicionada à sua entrega.

Em quanto tempo é possível concluir o curso?

O prazo acompanha a carga horária do curso: 360 horas em 3 meses, 420 horas em 4 meses e 660 ou 720 horas em 6 meses. Esses prazos pressupõem dedicação contínua e aprovação nas avaliações previstas. O prazo máximo de integralização é de 18 meses.

Quando recebo o certificado?

O certificado é emitido em até 10 dias úteis depois da conclusão do curso e da solicitação pelo AVA. Ele informa o nome do curso, a carga horária e a instituição, sem distinção de modalidade, e tem validade em todo o território nacional.

Condição válida enquanto a oferta estiver vigente

Entrada contínua: a matrícula é online e o acesso ao AVA é liberado em até 48 horas.