O Pedagogo e os desafios frente à educação na contemporaneidade

O pedagogo como cientista da educação pode propor ações no sentido de sensibilizar as novas gerações para a importância da preservação não só da natureza, do meio ambiente, mas também de valores humanos que se encontram adormecidos, esquecidos e que precisam ser resgatados.

O Pedagogo e os desafios frente à educação na contemporaneidade

A pedagogia desde a sua origem na Grécia Antiga, paidós (criança) e agogé (condução), está ligada indiscutivelmente ao ato de pensar sobre a educação, seus processos, melhores caminhos, o que seria hoje a didática e metodologias. 

Ser pedagogo é ser um cientista da educação, é pesquisar e estar atento para que haja um caminho possível para o  desenvolvimento da humanidade através da educação. Não é um desafio fácil diante da complexidade dos fenômenos sociais que estamos vivendo na atualidade. 

É indubitável que a educação seja uma saída, quiçá a principal para a ausência de valores ou valores invertidos de uma sociedade que se apresenta muitas das vezes sem norte frente a tantas ocorrências que assustam e deixam a sensação de impotência. 

A pedagogia como ciência da educação e pela educação pode contribuir para as mudanças tão necessárias e urgentes sobre essa cultura da impunidade, da violência, desigualdades e principalmente falta de equidade social. 

O pedagogo como cientista da educação pode propor ações no sentido de sensibilizar as novas gerações para a importância da preservação não só da natureza, do meio ambiente, mas também de valores humanos que se encontram adormecidos, esquecidos e que precisam ser resgatados. 

A solução está na educação, o conhecimento é algo atemporal, um tesouro que não se pode roubar do outro, uma vez adquirido pertence para sempre àquele que o possui, por isso é algo tão necessário e urgente. 

Pensar a educação é investir em um futuro mais seguro, mais próspero para toda a humanidade. É através do conhecimento que as pessoas abandonam a ignorância, a arrogância, a violência, a desumanidade. 

Oferecer educação de qualidade é como oferecer alimento de qualidade, pois o conhecimento é o alimento para a alma, para a mente. Ser pedagogo, ser um cientista da educação, pensar os processos educacionais para que sejam de qualidade, prazerosos e competentes, é investir no futuro de toda uma nação. 

Marcos Alexandre de Souza
Diretor Geral da Faculdade Souza

Faculdade FaSouza - 23/09/2019 - 17:32:43

Outras Notícias

OS CURSOS EAD E O MITO DA FACILIDADE PROPORCIONADA PELO DISTANCIAMENTO ESPAÇO TEMPORAL

OS CURSOS EAD E O MITO DA FACILIDADE PROPORCIONADA PELO DISTANCIAMENTO ESPAÇO TEMPORAL. É inconteste que com o advento do aumento da oferta de cursos à distância houve a propagação da ideia de maior facilidade e comodidade. Pelo fato de haver um distanci...

Colaboradores da Faculdade FaSouza participam de curso de capacitação

Colaboradores da Faculdade FaSouza participam de curso de capacitação. A capacitação “Crescimento para o Sucesso” buscou padronizar práticas com vistas a uma dinâmica institucional mais apurada. Dentre os temas abordados, constaram: apresentação pessoal; ...

Pós Graduação em 3 meses

Pós Graduação em 3 meses. Quer fazer um curso de pós graduação na Faculdade FaSouza, mas tem dúvidas? Vamos explicar para você, como funciona o curso de pós graduação e quais os prazos de entrega do certificado e detalhes dos cursos. ...

Cursos de Pós Graduação

Cursos de Pós Graduação. Os Cursos de Pós Graduação são destinados a alunos graduados em qualquer área, a Pós Graduação ajuda os Alunos a complementarem a sua formação acadêmica, com isso o aluno pode continuar a desenvolver o que aprendeu na graduação, f...

Graduação Pedagogia - Licenciatura

Graduação Pedagogia - Licenciatura. Quem é que não se lembra dos primeiros professores? E daqueles que, de alguma forma, marcaram a sua vida, seja pelos ensinamentos, seja pelo acolhimento e por tamanha dedicação? E como se esquecer de algo tão especial?...

Polos da Faculdade FaSouza

Polos EAD da Faculdade FaSouza, com excelente conceito no MEC, a Faculdade FaSouza, tem a sua disposição abertura de 150 polos em todo Brasil. Se você tem interesse em abrir um polo na sua cidade entre em contato conosco e solicite informações. Fazer um c...

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias diretamente em seu e-mail

Contatos

Endereço da Faculdade FaSouza Avenida Santa Helena, 1140, Novo Cruzeiro - Ipatinga-MG Cep:35164-332.(Sede Própria)
Telefone FaSouza
FALE CONOSCO
(31) 3616-7227
Telefone FaSouza
FALE CONOSCO
(31) 3617-8101
WHATSAPP
(31) 98908-9153
Copyright © 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados.Usuários Online: 779      Ícones/Imagens by Freepik
Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4:13
Para cima